Baile de Chamarrita

Após o jantar de briefing , iremos ter o Grupo de Chamarrita de Santo António, numa demonstração de um dos mais antigos bailes mandados tradicionais dos Açores, uma tradição cultural preservada até aos dias de hoje, a Chamarrita.
A origem desta dança vem dos tempos em que os trabalhadores do campo se juntavam nas chamadas “folgas” ao final do dia de trabalho para conviver e bailar. É um baile de roda, acompanhado por vezes de cantadores, e sempre de instrumentos como o violão, a viola da terra, o bandolim e eventualmente uma rebeca. A coreografia varia de ilha para ilha, e até mesmo de freguesia para freguesia.
Curiosamente, com a emigração de muitos açorianos no século XIX para a América Latina, podemos lá também encontrar vestígios deste baile espalhado por países como o Uruguai, a Argentina e o Brasil, sobretudo no Rio Grande do Sul.
Este grupo já efetuou diversos intercâmbios nas ilhas e em Portugal continental e desta vez irá fazer uma demonstração do Baile de Chamarrita no Salão de Santo António ( localização ) incluindo na roda todos os participantes do Festival Pico Zen . Será um momento inesquecivel !
Veja um vídeo da roda de chamarrita e perceba o quão bonita é esta tradição !